Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

Sobre tirar sorrisos / CAFÉ DA MARIA

Publicado por em 11 dez, 2018 em Destaques, VIAGEM | 0 comentários

Sobre tirar sorrisos / CAFÉ DA MARIA

por Ana Mosquera

Acredito que a parte mais gostosa de comer em algum lugar seja a expectativa. Com o Café da Maria foi assim! Na verdade tudo começou bem antes, quando a conheci na cozinha de um aniversário em Ubatuba, enquanto ela terminava a cobertura do bolo de cenoura (pedido da aniversariante). Desde então, pouco nos vimos. E nem precisava!

A Maria apaixona quem chega perto e bastou o primeiro encontro para eu já esperar pelos próximos. Achatando um pouco os anos, chego ao tal café, numa sexta-feira do mês passado, carregada de uma ansiedade boa na boca do estômago.

Lá tudo você pede, pega e paga depois, acompanhando de pertinho a Maria finalizar sorrindo as delícias do desjejum atrás do balcão. Pão integral de fermentação natural com manteiga da roça, bacon artesanal, ovo mexido caipira com taioba do quintal, café coado com direito a repeteco e bolo de banana com gersal. E esse foi só o “take” 1! Para sair dali mais feliz, ataquei de bolo de pão de queijo na chapa com queijo da Canastra frito e suco de maçã com cenoura orgânica e poejo da horta.

As opções variam de semana a semana, com alimentos frescos, artesanais e regionais, de acordo com o que a terra dá e a criatividade da Maria desperta. A única certeza do cardápio é que tudo será bom.

No meio dessa delicada comilança, me peguei sorrindo e concluí que o objetivo de quem cozinha ou escreve sobre o tema deve ser arrancar sorrisos. Desde então, sigo firme com esse singelo lema.

O Café da Maria acontece no jardim da Casa Cannelle – na orla do Itaguá, em Ubatuba – das 9h às 12h30, e as próximas datas são 14/12, 11/01 e 08/02. Ao mesmo tempo, ocorre a feira da Rede Agroecológica Caiçara, onde você encontra os deliciosos pães de fermentação natural do Gabriel, da Gengibre Padaria Artesanal.

A Casa Cannelle é, além de restaurante, loja de decoração rústica. Lá você pode comprar antiguidades, algumas garimpadas pela própria Maria, e peças para cozinha, como as bags pintadas a mão pela chef e proprietária Michele Gilabarte. Conheça mais a história e o trabalho da gastronôma* Maria Capai no blog DigaMaria.

 

*definição tirada do próprio cartão de visita da Maria

1. Pessoa que gosta da boa mesa.

2. Pessoa versada em gastronomia. 

 

Casa Cannelle: Rua Guarani, 240, Itaguá – Ubatuba (SP)

 

LINKS

Blog da Maria Capai: digamaria.com

Site da Casa Cannelle: cannelle.com.br

Mais sobre o Café da Maria: facebook.com/cafedamariaubatuba

 

Fotos: Ana Mosquera

Deixe uma resposta