Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

O brownie mais brasileiro de todos

Publicado por em 13 dez, 2018 em Destaques, RECEITAS | 0 comentários

Por Ana Mosquera

E a tapioca não para de ganhar pontos na mesa do brasileiro. Não é que até no tradicional doce americano ela está dando as caras? O brownie de tapioca anda fazendo sucesso entre aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável. A boa notícia é que essa versão também pode ser consumida sem medo por alérgicos a glúten, já que esse subproduto da mandioca está livre da substância.

Além de acessível para diferentes grupos alimentares, ao substituir a farinha de trigo pela goma de tapioca, você também deixa o famoso bolinho de chocolate um tanto quanto leve e nutritivo.  Outro benefício é que essa receita é bem mais rápida e simples de fazer do que a convencional, porque é feita na frigideira.

Tanto quanto seu ingrediente principal, o brownie de tapioca é bastante versátil. Perfeito para os momentos pré e pós atividade física dos adultos ou para quando a criançada se junta em casa nas férias; bom para o lanche dos filhos na escola e dos papais no trabalho; ideal para a família toda comer junto em um piquenique ou para a sobremesa daquele jantar improvisado entre amigos.

Por ser uma fonte de carboidratos de fácil absorção, o quitute garante em pouco tempo a energia necessária para a família toda.

BROWNIE DE TAPIOCA

Ingredientes 

1 col. chá de açúcar demerara;

1 ovo;

3 col. s. de goma para tapioca;

1 col. s. de polvilho doce;

2 col. s. de cacau em pó;

1 pitada de sal;

canela e noz-moscada a gosto;

4 nozes picadas;

30g de chocolate amargo picado (opcional – atenção, a maioria contém glúten);

1 colher de chá de óleo de coco.

Modo de preparo 

Em uma tigela, bata o açúcar e o ovo com a ajuda de um garfo ou fouet. Misture os ingredientes secos, o chocolate derretido e por último, as nozes. Misture até ficar uma massa lisa e homogênea. Pré-aqueça uma frigideira de diâmetro médio em fogo baixo, com uma colher de chá de óleo de coco, e então despeje a massa por toda a superfície. Espere até as bordas se soltarem e as bolhas começarem a subir. Desligue o fogo e sirva imediatamente.

OBS: Lembre-se que o brownie tem cozimento rápido e a tapioca também, portanto fique atento ao tempo no fogão.

Preparação: 20 minutos

Rendimento: 4 pedaços

DICA: Para acompanhar, fiz aquele sorvete de banana caseiro e natural delicioso! Usei a receita do sorvete de banana do Panelinha, mas reduzi pela metade.

 

Deixe uma resposta