Atendendo a pedidos, aqui está a receita da Torta Diferente de Maçã! Essa delícia foi feita pela Sonia Campos, presidente do Slow Food Convívio Piracaia e amiga querida que me inspira na cozinha e na vida. O doce foi a sobremesa do almoço do Especial Literatura Brasileira & Cachaça – Cecília Meirelles e o Romanceiro da Inconfidência, com Maurício Ayer. O encontro foi organizado pelo Instituto Cultura Etc e o projeto Piracaia na Leitura e aconteceu dia 28 de julho no Sítio Pau D’Água (Piracaia – SP).
Torta Diferente de Maçã
MASSA
1 e ½ xícara de farinha de trigo (ou processar 200 gramas de bolacha maisena)
100 gramas de manteiga em pedacinhos
1 ovo pequeno
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de noz moscada
1colher (chá) de baunilha
Processar todos os ingredientes acima até ficar bem misturado. Com a massa, forre o fundo de uma forma baixa de torta com fundo falso (tipo francesa), pressionando com os dedos o fundo e as laterais. A torta também pode ser feita num pirex e não precisa ser desenformado.
PURÊ
8 maçãs Fugi pequenas descascadas e bem picadas ou processadas
3 colheres (sopa) de açúcar
1 canela em pau
1 cravo
Leve todos os ingredientes a uma panela em fogo médio e mexa até virar um purê mais seco. Tempere com canela em pó e deixe esfriar. Despreze a canela em pau e o cravo.
CREME
1 lata de leite condensado
4 gemas
1 e ½ colheres de sopa de baunilha
1 lata de creme de leite
Leve o leite condensado e as gemas a uma panela em fogo brando até virar um creme, mexendo sempre. Retire do fogo, junte a baunilha e o creme de leite e misture bem.
MONTAGEM
Coloque o purê frio sobre a massa e por cima, o creme frio. Polvilhe canela e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por + ou – meia hora.
Simples, não é mesmo? O difícil mesmo é deixar de repetir um pedaço dessa que deveria se chamar Torta “dos deuses” de Maçã. Animou pra fazer na sua casa? Tire uma foto da sua torta e poste no Instagram/Facebook com #blogpistachegourmet
- O Instituto Cultura Etc. é uma organização da sociedade civil voltada à realização de projetos culturais.
- O Piracaia na Leitura é um projeto comunitário de incentivo e apoio à leitura que mantém minibibliotecas livres em pontos de ônibus da cidade, organiza saraus mensais em parque público e um festival literário anual.
- O Sítio Pau Dágua é a sede do Centro Coletivo de Cultura Pau Dágua (CCCP), localizado na zona rural de Piracaia. É um local destinado ao desenvolvimento e disseminação de saberes nas áreas de bioconstrução, permacultura, agroecologia, saúde integral e cultura popular, abrigando cursos e eventos.
Huuuumm que delicia!
Olha que estava mesmo! Coisas de Sonia, tudo que sai dessa mão é divino… Mas você não fica longe, hein?