Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

ALIMENTE-SE #2 | SENAC CAP

Publicado por em 30 nov, 2017 em Destaques, EVENTOS | 1 comentário

ALIMENTE-SE #2 | SENAC CAP

Nesse post, conto pra vocês mais um pouco do que rolou no Festival Gastronômico Alimente-se, no Centro Universitário SENAC – CAP. Ainda não leu o primeiro texto? Então corre pros destaques do blog que ele está por lá ainda, só te esperando!

Na parte da tarde da quinta-feira (dia 23), com base na especiaria escrita em cada crachá recebido no credenciamento, fomos divididos em grupos guiados por monitores pelo campus. A primeira atividade que participei estava foi a palestra com o Mariano Martins, da Martins Café, que conheci há alguns anos no O Mercado.

Entre os assuntos abordados com muita propriedade e paixão, ele nos falou dos grãos arábico e robusto, selo de pureza, acidez do fruto, torras clara e escura, harmonização com pratos salgados e sobremesas, entre outros esclarecimentos.

Observamos os grãos selecionados e os tradicionais, além de diferenciar na prática, através do cheiro e paladar, a diferença entre os dois tipos de café. Coados com a mesma medida de água e pó, a diferença é gritante. Enquanto o café tradicional, utilizado na maior parte das casas, é amargo e bruto (nos termos de Mariano), o grão selecionado é sutil e cheira deliciosamente a chocolate!

Atualmente, a Martins Café produz, além do 100% arábico, cafés com diferentes especiarias (foto) e também versões exclusivas sob encomenda de chefs importantes da capital, como Jefferson Rueda (A Casa do Porco Bar) e André Mifano (Lilu).

Mais uma vez foi ótimo ouvir e conversar com Mariano, tirar dúvidas e constatar novamente a importância de tomar e de servir um bom café. Não é porque a bebida é o fechamento de uma refeição ou é utilizado como estimulante pela manhã que ela precisa ser ruim. Um café de verdade faz muito mais milagres do que esses!

Posteriormente, partimos pra confeitaria para um papo com a chef Fernanda Martini, formada no mesmo campus 12 anos atrás e que volta à casa para contar na prática sua experiência na cozinha e como empreendeu a partir da profissão.

A partir de uma necessidade própria de mudança na dieta alimentar, Fernanda se envolveu com o universo da academia e, desse modo, com a culinária fitness, saudável e focada na reposição de proteínas do corpo. Assim, a chef de Piracicaba criou o Cozinhe Comigo, que é canal no YouTube, site e tem mais de 35 mil seguidores no Instagram.

Além disso, Fernanda desenvolve receitas na linha fitness para marcas de produtos congelados, além de levar o conhecimento que desenvolveu nesse projeto para eventos, através de aulas e oficinas.

Fernanda encontrou sua fonte de renda através das parcerias com marcas (licenciamento) e da internet. Hoje ela ganha dinheiro dormindo, como brincou. Ao vivo, fez muffins de banana pra gente e provou que todo o esforço e dedicação valeram a pena. Estava delicioso, para todos os gostos mesmo! Comi até dois!

O próximo e último post sobre o Alimente-se sai amanhã e tem texto sobre Cozinha Brasileira e o bate-papo com o chef Jorge da Hora, além da degustação de um prato surpresa que vocês nem imaginam! Fiquem de olho nas nossas redes! Deixe seu comentário e, se gostou, compartilhe nosso post com os amigos e os familiares!

Fotos: Bororo Fotos

1 comentário

  1. Parabéns pela linda matéria!! Deu água na boca <3 😀

Deixe uma resposta