Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

Bolo de Banana Integral e Sem Glúten #TudoGostoso

Publicado por em 7 ago, 2017 em Destaques, RECEITAS | 0 comentários

Hoje trago para vocês uma receita do Gostosíssimo, série de livros publicadas pelo site de receitas TudoGostoso, com receitas enviadas por colaboradores(as). Para os que não sabem, escrevo semanalmente no blog do TudoGostoso (às quartas-feiras) e recebi a edição Doces & Sobremesas, do Gostosíssimo do pessoal do site. Imagina se não amei!

livro tdg

Foto: Site da Amazon

O livro é realmente lindo, com fotos instigantes das preparações, fotos e nomes dos colaboradores ao final de cada página e está recheado de receitas fáceis, para todos os gostos e momentos.

A receita que eu escolhi para preparar foi a da Claudia Maier, de Curitiba (PR), de Bolo de Banana Integral e Sem Glúten. Ainda que eu coma de tudo, todos já sabem que simpatizo bastante com a alimentação mais natural, principalmente no dia-a-dia.

Andei me aventurando ultimamente nos bolos integrais, sem glúten, com pouco açúcar e mais frutas e gostei bastante do resultado. Claro que fiz minhas adaptações na receita, como toda boa cozinheira e amante da comida. As partes alteradas por mim estão em negrito.

bolo banana (640x480)

BOLO DE BANANA INTEGRAL E SEM GLÚTEN

200g de aveia em flocos finos

50g de quinua em flocos

2 ovos

2 colheres (sopa) de leite desnatado

3 bananas nanicas picadas

2 colheres (sopa) de margarina (usei manteiga e derreti um pouco antes)

1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

1/4 de xícara de uva passa preta

1 colher (chá) de masala para doces ou outras especiarias (cravo em pó, canela, noz moscada)

Modo de Preparo

  • Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. (A consistência é bem diferente das massas comuns, pois a aveia absorve demais os líquidos. Então não assuste se sua massa estiver mais pastosa, é assim mesmo.)

– Preaqueça o forno por dez minutos, unte uma forma com papel manteiga e jogue bananas picadas sobre a massa, misturadas com açúcar e canela.

  • Asse em forno médio preaquecido até as bordas ficarem douradas.

OBS: Eu usei 3 bananas nanicas no total, porque as minhas estavam bem grandes (2 no meio e uma sobre a massa). Se as suas estiverem pequenas, coloque 4 unidades no total. Eu que não gosto de muito açúcar, achei esse bolo bem pouco doce e pretendo colocar 1/4 de xícara de açúcar demerara ou mascavo na próxima vez que fizer essa receita.

bolo banana 2 (640x480)

Esse é daqueles bolo bem integrais mesmo, que te alimentam corpo e alma. É quase uma barra de cereal em versão bem macia. Se quiser incrementar mais, acrescente chocolate meio amargo picado, castanhas ou outras frutas secas à massa. Com certeza ficará irresistível.

No site da Amazon, você pode encontrar os livros do TudoGostoso para compra. Por enquanto já são duas edições, a primeira é Doces & Sobremesas e a segunda contém receitas com Aves. Não vejo a hora de testa-las também.

Deixe uma resposta