Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

Vai uma cachacinha aí?

Publicado por em 21 maio, 2016 em Da terra, Destaques | 0 comentários

Vai uma cachacinha aí?

A bebida é brasileira, mas a comemoração é mundial. Isso porque hoje, 21 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Cachaça. A bebida tão apreciada histórica, diária e mundialmente, também conhecida como aguardente ou pinga, tomou ares internacionais e é exportada para diversos países do globo.

Alambique Lafayette, Piracaia. Foto: Pinterest/Formiga Flavião

Alambique Lafayette, Piracaia. Foto: Pinterest/Formiga Flavião

Obtida a partir da destilação do caldo de cana fermentado, a cachaça virou queridinha dos gringos por ser muito usada na nossa famosa caipirinha. Sendo a mais comum feita com limão, gelo e açúcar, o drink já incorpora tantas outras frutas, ervas e especiarias.

Além do bar, a bebida também é utilizada na composição de diversos pratos. Para flambar vegetais como o quiabo, finalizar uma linguicinha caseira no forno ou até uma dosesinha dentro da feijoada. No meu prato vencedor do Concurso de Chef Amador do Festival do Camarão está ela, representando a cultura caiçara.

Foto: Pedro de Carvalho

Aqui em Piracaia, temos bons produtores da bebida. O Paco Junho, o Marcelo Aranega (Choro da Cana), o Lafayette (Cachaça Piracaia), conhecido alambique onde o pessoal costuma ir aos finais de semana para apreciar a bebida, a natureza e conhecer o local da produção. Essa que estou bebendo na foto é de reserva pessoal, feita por um amigo do meu pai e infelizmente não se encontra à venda.

Deixe uma resposta