Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

Fruto: cacau

Publicado por em 2 abr, 2016 em Destaques, GASTRONOMIA | 1 comentário

Fruto: cacau

No último sábado, dia 26 de março, comemorou-se o Dia do Cacau, fruto característico das regiões tropicais da América do Sul e da América Central. O principal produto comercializado do cacau é a semente, matéria-prima para a fabricação de chocolate e manteiga de cacau. O que muitos não sabem é que esse fruto pode ser consumido de outras formas. A polpa do cacau pode ser consumida crua e é utilizada em sucos, licores, vinhos, vinagres, sorvetes e até em caipirinhas.

“O cacau é um fruto rico em nutrientes. Em sua forma crua, é fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), ácido fólico, potássio, selênio, magnésio, zinco e cálcio. Quanto aos benefícios do cacau em pó, destaca-se a presença dos polifenóis (flavonoides e taninos), que possuem ação antioxidante”, explica Matheus Motta, nutricionista do Vigilantes do Peso.

Quando produzidas em excesso pelo corpo, as espécies reativas não são destruídas pelo sistema antioxidante de defesa e podem reagir com o DNA, as proteínas e os lipídios das células, ocasionando doenças como câncer, aterosclerose, injúria da mucosa gástrica e envelhecimento. Por esse motivo é tão importante o consumo de substâncias com alto poder antioxidante, como os polifenóis presentes no cacau.

chocolate

De acordo com a ANVISA, os chocolates são classificados com base na quantidade de cacau em sua composição. O chocolate considerado amargo é aquele que apresenta no mínimo 50% do ingrediente, o meio amargo possui pelo menos 40% e a queridinha especialidade ao leite conta com pelo menos 25% de cacau. O chocolate branco é o único que contém apenas manteiga do cacau. “Quanto maior a porcentagem de cacau em um chocolate, maior é a quantidade de substâncias antioxidantes nele e mais benefícios à saúde ele proporciona”, esclarece Matheus Motta.

Os polifenóis presentes no cacau ainda apresentam capacidade cardioprotetora e anti-inflamatória, comprovada pela diminuição na tendência de agregação de plaquetas (motivo pelo qual se formam os coágulos), devido ao consumo de produtos do cacau com alto nível dessas substâncias. Comparado ao chocolate ao leite, o tipo amargo conta com o dobro dessa capacidade, o que o leva cada vez mais ao posto de favorito para quem se preocupa com a saúde.

Agradeço à equipe do Vigilantes do Peso e à Arteiras Comunicação pelo material. No próximo post, vou testar uma receita elaborada pelo Vigilantes e que tem o cacau como protagonista. Aguardem!

1 comentário

  1. CACAU. Além de energético e anti-oxidante, me lembra o sul da Bahia, lugar que me apaixona há muitos anos.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Strogonoff de cacau | Pistache Gourmet - […] de cacau. Muito fácil e rápida de fazer, traz ingredientes ideais para passar um dia de folia. O cacau…

Deixe uma resposta