Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

Como água para chocolate

Publicado por em 29 mar, 2016 em Destaques, Na tela | 0 comentários

Como água para chocolate

A dica de filme de hoje é “Como água para chocolate”, longa baseado no livro de mesmo nome. Ainda que eu não cozinhe bolos com 170 ovos ou codornas com pétalas de rosas, a obra é de inspirar qualquer um na cozinha (e na vida também).

A história da doce Tita, que me encantou desde as páginas do livro, teria sido contada de forma idêntica ao livro, não fosse pelo menor espaço de tempo dos filmes. Toda a magia e o exagero característicos de um mundo de coisas que rodeava a personagem aparecem de modo intenso e são fundamentais para retratar a realidade da moça.

Para os que não sabem, “Como água para chocolate”, da escritora mexicana Laura Esquivel, conta a história de Tita, que vive num rancho no México (no fim do século XIX) com a mãe e três irmãs. Tita nasceu na cozinha e é lá mesmo que cresce, ajudando a criada Nacha a preparar as refeições da família. Por ser a caçula, está fadada a não se casar, pois, segundo uma tradição familiar, deve cuidar da mãe até sua morte. Entretanto, Tita conhece Pedro, um jovem que também está apaixonado e disposto a fazer uma loucura para estar perto da mulher que ama.

Pronto. Aqui está uma boa sinopse que já deve tocar aqueles que buscam boas histórias sobre a velha arte de cozinhar. A história de Tita, recheada de sensibilidade, traz mais uma vez a importância da comida na conexão entre as pessoas e suas histórias de vida. As decisões, os dramas, as festas… tudo gira em torno da cozinha. É interessante ver também a relação do homem com o alimento em outras épocas, a partir dos métodos de estocagem, por exemplo.

Recomendo muito o livro e o filme!

Livro: “Como água para chocolate” (1989). Escrito por Laura Esquivel.

Filme: “Como água para chocolate” (México, 1992). Direção: Alfonso Arau. Duração: 1h45

Deixe uma resposta