Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

Camarão Caiçara

Publicado por em 3 nov, 2015 em Destaques, RECEITAS | 1 comentário

Camarão Caiçara

Aqui está a tão esperada receita do Camarão Caiçara, prato criado por mim, com o qual ganhei o Concurso de Chef Amador, no 20º Festival do Camarão de Ilhabela (SP), em agosto de 2015.

A concepção do prato foi inspirada no Café Regional, do I Seminário de Turismo de Base Comunitária da Costa Verde, em Paraty (RJ). Inhame, banana, mandioca, batata doce: o café dos meus sonhos, só faltou a tapioca mesmo (rs).

Aproveito para agradecer imensamente a companhia daquela tarde deliciosa de julho: minha amiga-irmã Vanessa Cancian e o mestre da rabeca de Ubatuba, Mário Gato. Foi um prazer!

Agradeço também aos jurados, Sonia Fernandes, do Portu-Brasil Restaurante, Chef Tonhão e Chef Evandro Rodrigues, e aos organizadores do evento, Associação Comercial e Empresarial e Prefeitura de Ilhabela.  O festival estava muito rico, gastronômica e musicalmente falando. Que venha o próximo!

Camarão Caiçara

Rendimento 3 ramequins de 7,5 cm de diâmetro

Tempo de preparo 1h

Ingredientes

Para o inhame

3 inhames orgânicos pequenos;

1 colher (de sopa) de coco ralado em flocos (orgânico);

1 colher (de chá) de alho orgânico ralado;

1 colher (de chá) de gengibre orgânico ralado;

Azeite de oliva;

Sal marinho e pimenta-do-reino preta moída;

Folhas de louro.

Para o purê de banana

1 banana nanica orgânica;

Sal e noz-moscada.

Para o camarão

9 camarões médios (limpos);

1 dose de cachaça;

1 colher (de sopa) de açúcar mascavo;

Suco de ½ limão;

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer:

  • Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  • Descasque o inhame e corte-o em pedaços pequenos. Em uma assadeira forrada com papel alumínio, misture o inhame aos outros ingredientes e embrulhe a mistura no alumínio, fazendo uma “trouxinha”. Coloque a banana com casca na mesma assadeira e leve-a ao forno por cerca de 40 minutos ou até ambos ficarem macios.
  • Retire a assadeira, abra a banana com cuidado e amasse a fruta grosseiramente com um garfo, dentro da própria casca. Tempere esse purê com sal e noz-moscada e volte tudo ao forno desligado.
  • Em uma frigideira (em fogo médio), aqueça o azeite e salteie os camarões por três minutos cada lado, temperando-os com sal e pimenta-do-reino. Flambe os camarões na cachaça, retire-os da frigideira com uma pinça e abaixe o fogo. Junte o açúcar mascavo e o suco de limão à cachaça e ao azeite restantes, mexendo constantemente para não queimar, até formar uma redução uniforme.
  • Em cada ramequin, sirva uma fina camada do purê e, em cima dela, o inhame assado. Em um lado prato, com uma colher pequena, sirva delicadamente a redução e, sobre ela, os camarões. Ao lado, disponha o ramequin e sirva em seguida.

    Camarão Caiçara

    Camarão Caiçara

1 comentário

  1. aprovado filha. Agora só precisa fazer pra mim kkkk

Trackbacks/Pingbacks

  1. Concurso de Chef Amador | Pistache Gourmet - […] Amador. A receita do prato vencedor, o Camarão Caiçara, já está aqui no blog, é só clicar no link.…
  2. Vai uma cachacinha aí? | Pistache Gourmet - […] finalizar uma linguicinha caseira no forno ou até uma dosesinha dentro da feijoada. No meu prato vencedor do Concurso de Chef Amador do…
  3. Cachaça, a bebida brasileira mais amada no mundo - Blog Tudogostoso - […] Para além do bar, a bebida também é utilizada na composição de diversos pratos. Para flambar vegetais como o…

Deixe uma resposta