Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

Filhos da mãe-terra

Publicado por em 25 mar, 2015 em Destaques, Por aí | 0 comentários

Filhos da mãe-terra

Não posso começar esse post sem contar como conheci o César. Foi há alguns anos, na Semana da Alimentação do SESC Bauru, cidade em que eu morava. Estávamos na oficina do Marcos Natureba quando nos conhecemos e soube que o próprio César ia dar sua oficina Rimas Saborosas na mesma semana. Papo-vai, papo-vem, ele me chamou para ser sua auxiliar. Foi muito divertido e gratificante! O motivo, vocês saberão agora…

Educação infantil

A oficina Rimas Saborosas, ministrada por César Obeid aconteceu no último domingo (22/3), no SESC Pinheiros, em São Paulo (SP). Com um público de cerca de 20 pessoas (entre mães, pais, crianças e adultos), a maioria não era vegetariana nem total adepta da alimentação saudável.

E é nessa hora que o bom-humor somado ao conhecimento e à didática de César fazem a diferença. César é vegetariano desde 2005 e já foi vegano por cinco anos. Entretanto, ele sabe trazer a importância do tema da culinária natural de forma extremamente leve e nada impositiva ao público infantil.

Sem radicalismo; pelo contrário, tudo é feito com extrema delicadeza. O educador sabe conduzir sobretudo a criança dentro do tema, sempre por meio de  bons exemplos e da contação de histórias (essas todas bem verdadeiras).

A oficina

Durante o encontro no SESC Pinheiros, César falou sobre a culinária natural, apresentando ingredientes que servem como ótimas alternativas à alimentação convencional. Além disso, disse sobre a importância da conexão com a mãe-terra através dos alimentos, do não-desperdício e dos benefícios do consumo desses produtos para a saúde humana.

Com uma profusão de cheiros, gostos e cores, ele instiga crianças e adultos a conhecerem e provarem os alimentos, de uma maneira completamente nova para muitos ali presentes. Para isso, faríamos três receitas: o suco de laranja diferente, o leite e o queijo vegetal.

Enquanto preparava as receitas propostas para a ocasião, César encantava as crianças com poesias, improvisando e colocando seus nomes em rimas divertidas. Após provarmos o suco e o “leite” (que ficaram deliciosos), partimos para o “mão na massa”. É hora de por a criatividade em prática e temperar o queijo vegetal, que nada mais é do que aquilo que sobrou do leite vegetal coado.

Para isso, havia de tudo um pouco. Temperos em pó, como mostarda, tempero baiano e noz moscada; ervas como coentro, salsinha e manjericão; além de outros complementos, como tomate seco, azeitonas verde e preta.

Em completa alquimia, os participantes se lançaram às preparações, cada um a seu jeito, mas todos com a mesma vontade de aprender a experimentar novos sabores. Podemos dizer que dali saíram boas misturas e inovações.

Alimento para a alma  

Para finalizar, teve música. De viola na mão, depois de sensibilizar nossos estômagos, ele e Patrícia Prafula (agora ele tem uma auxiliar oficial) fizeram também um bom som. Falando da alimentação saudável e, mais uma vez, brincando com as rimas e os participantes, eles se despedem. Assim a oficina termina com muita satisfação, sorrisos e aplausos.

Crédito: Renata von Poser

César Obeid*

César Obeid é escritor, educador e contador de histórias. Autor de dezenas de livros para jovens e crianças. Realiza encontros com leitores, oficinas (criação literária, culinária natural, contação de histórias etc) e palestras para todos os públicos (crianças, jovens, adultos, família e educadores). Suas  apresentações são pontuadas com humor e muita interação com o público. Não faltam histórias, poemas, figuras de barbante e improvisos.

Rimas saborosas

livro Rimas Saborosas e outros títulos infantis de César Obeid podem ser comprados no site da Livraria Cultura.

As receitas da oficina você pode encontrar em outra postagem do Pistache Gourmet, na sessão “Mão na massa”.

 

 

  • O perfil de César Obeid foi retirado do seu site, onde você pode conhecer mais sobre seus trabalhos. Para contratar suas oficinas, é só entrar em contato por lá também.

 

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Comidinhas saborosas | Pistache Gourmet - […] ← Filhos da mãe-terra […]

Deixe uma resposta