Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

Da terra ao prato

Publicado por em 27 mar, 2015 em Destaques, No prato | 0 comentários

Da terra ao prato

auto_retrato_abacaxi

Na última semana, estive em Votorantim (perto de Sorocaba, SP), com a querida Rita Taraborelli na completa paz de sua casa. Foi realmente um prazer conhece-la pessoalmente, em um encontro de energias, troca de ideias e boa comida! A Rita preparou um creme de inhame com molho de pimenta e quinoa para nosso almoço. Em total cuidado com os ingredientes, Rita utiliza produtos orgânicos em suas preparações. Muitos são plantados ali mesmo, na horta da casa dela, como a pimenta dedo-de-moça, o louro e ervas utilizadas nessa receita. Estava tudo delicioso e as receitas são muito fáceis de fazer. Agora é só por a mão na massa!

Creme de inhame

500g de inhame cultivado sem agrotóxico

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 fatia de cúrcuma fresca OU 1 colher de café rasa de cúrcuma em pó (também conhecido como açafrão da terra)

4 folhas de louro fresco

500 ml água fervente (aproximadamente)

500 ml leite de castanha do Pará (aproximadamente)

Puxuri (noz moscada brasileira) ralado a gosto

Sal a gosto

  1. Descasque e pique o inhame em pedaços grandes, reserve. Aqueça uma panela de fundo grosso e derreta o óleo de coco, em seguida doure as folhas de louro com a cúrcuma  e adicione o inhame, mexa bem e assim que começar a dourar adicione a água e o leite. O liquido deve ser o suficiente para cobrir o inhame, não mais que isso.
  2. Assim que ferver abaixe o fogo e adicione o sal a gosto, cozinhe até o inhame ficar macio.
  3. Retire as folhas de louro, adicione puxuri a gosto e triture a sopa no liquidificador até ficar cremosa, se o copo do liquidificador for de plástico espere esfriar um pouco antes de bater.
  4. Ajuste o sal e sirva em cumbuquinhas, finalize com o molho de pimenta.

Molho de pimenta

10-20 pimentas dedo-de-moça cultivadas sem agrotóxico

1 cabeça de alho cortada ao meio com casca e tudo

Folhas de menta e orégano fresco

200 ml de azeite de oliva extra virgem

Este slideshow necessita de JavaScript.

  1. Corte as pimentas de comprido e raspe toda a semente fora, fatie as pimentas em tirinhas e reserve, se for preciso use luvas para não queimas as mãos. Aqueça uma frigideira de fundo grosso e adicione 1 colher de sopa de azeite, coloque o alho no azeite com a parte cortada virada para a  frigideira e deixe dourar, adicione as ervas e mexa lentamente, em seguida adicione a pimenta em tiras e doure levemente. É bom abrir as janelas pois o ar pode ficar um pouco picante. Mexa até dourar e então desligue a chama. Aguarde 5 minutos e então adicione o restante do azeite até cobrir as pimentas por completo e deixe curtir com a pimenta e os temperos. Guarde em temperatura ambiente por 1 semana ou na geladeira por até 2 semanas.

Quinoa negra temperada

Quinoa negra

Cebolinha fresca da horta

Suco de limão cravo/rosa/caipira

Sal a gosto

Azeite a gosto

  1. Lave bem a quinoa e cozinhe em água até ficar al dente. Escorre a água e tempere.

A Rita Taraborelli é cozinheira, ilustradora e costureira. Ela também tem um Blog, o Prato de papel. Lá tem mais receitas suas, tão saborosas quanto essa… Acompanhem!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Rita Taraborelli | Pistache Gourmet - […] Rita (em Votorantim), que é aconchegante como a sua companhia: muito bem recebida. Após um lindo almoço, muito papo…

Deixe uma resposta