Na última semana, estive em Votorantim (perto de Sorocaba, SP) com a querida Rita Taraborelli, na completa paz de sua casa. Foi realmente um prazer conhecer a Rita pessoalmente, em um encontro cheio de energias, troca de ideias e boa comida. A Rita preparou um creme de inhame com molho de pimenta e quinoa para o nosso almoço. A partir do total cuidado com os ingredientes, ela utiliza produtos orgânicos em suas preparações. Muitos são plantados ali mesmo, na horta de sua casa, como a pimenta dedo-de-moça, o louro e ervas utilizadas nessa receita. Estava tudo delicioso e os preparos são muito fáceis. Então que tal colocar a mão na massa?
Creme de inhame
500g de inhame cultivado sem agrotóxico
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 fatia de cúrcuma fresca OU 1 colher de café rasa de cúrcuma em pó (também conhecido como açafrão da terra)
4 folhas de louro fresco
500 ml água fervente (aproximadamente)
500 ml leite de castanha do Pará (aproximadamente)
Puxuri (noz moscada brasileira) ralado a gosto
Sal a gosto
- Descasque e pique o inhame em pedaços grandes, reserve. Aqueça uma panela de fundo grosso e derreta o óleo de coco, em seguida doure as folhas de louro com a cúrcuma e adicione o inhame, mexa bem e assim que começar a dourar adicione a água e o leite. O liquido deve ser o suficiente para cobrir o inhame, não mais que isso.
- Assim que ferver abaixe o fogo e adicione o sal a gosto, cozinhe até o inhame ficar macio.
- Retire as folhas de louro, adicione puxuri a gosto e triture a sopa no liquidificador até ficar cremosa, se o copo do liquidificador for de plástico espere esfriar um pouco antes de bater.
- Ajuste o sal e sirva em cumbuquinhas, finalize com o molho de pimenta.
Molho de pimenta
10-20 pimentas dedo-de-moça cultivadas sem agrotóxico
1 cabeça de alho cortada ao meio com casca e tudo
Folhas de menta e orégano fresco
200 ml de azeite de oliva extra virgem
- Corte as pimentas de comprido e raspe toda a semente fora, fatie as pimentas em tirinhas e reserve, se for preciso use luvas para não queimas as mãos. Aqueça uma frigideira de fundo grosso e adicione 1 colher de sopa de azeite, coloque o alho no azeite com a parte cortada virada para a frigideira e deixe dourar, adicione as ervas e mexa lentamente, em seguida adicione a pimenta em tiras e doure levemente. É bom abrir as janelas pois o ar pode ficar um pouco picante. Mexa até dourar e então desligue a chama. Aguarde 5 minutos e então adicione o restante do azeite até cobrir as pimentas por completo e deixe curtir com a pimenta e os temperos. Guarde em temperatura ambiente por 1 semana ou na geladeira por até 2 semanas.
Quinoa negra temperada
Quinoa negra
Cebolinha fresca da horta
Suco de limão cravo/rosa/caipira
Sal a gosto
Azeite a gosto
- Lave bem a quinoa e cozinhe em água até ficar al dente. Escorre a água e tempere.
A Rita Taraborelli é cozinheira, ilustradora e costureira. Ela também tem um Blog, o Prato de papel. Lá tem mais receitas suas, tão saborosas quanto essa… Acompanhem!
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks