Pages Menu
FacebookTwitterInstagramInstagram
Categories Menu

Bom pra chuchu

Publicado por em 6 set, 2013 em Destaques, RECEITAS | 0 comentários

Bom pra chuchu

A receita de hoje é suflê! Um prato de origem francesa, com o qual tive muito contato quando fiz a disciplina de Cozinha Francesa, com o Chef Ulisses Dias, no Curso de Gastronomia da USC de Bauru. Nas aulas, aprendi a fazer suflê de vários queijos e até de café. Esse é o tradicional de chuchu: leve e delicioso!

IMG_4583

Suflê de chuchu

Ingredientes
2 chuchus grandes
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ½ xícaras (chá) de leite
250g de mussarela ralada
3 ovos
Noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo
1. Corte os chuchus em pedaços pequenos e cozinhe-os em uma panela com água até amolecer bem. Escorra a água e amasse-os grosseiramente com um garfo. Reserve. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo, sem deixar queimar. Acrescente a farinha e mexa rapidamente até formar uma pasta, chamada de “roux”.

4. Junte o leite e mexa sem parar até que engrosse. Se juntar grumos, use um batedor de arame ou bata no liquidificador. Tempere com a noz-moscada, a pimenta-do-reino e o sal.

5. Separe as claras das gemas. Junte as gemas batidas, o queijo e o chuchu ao creme, mexendo bem. Desligue o fogo, reserve a mistura.

6. Bata as claras em neve com um batedor de arame ou a batedeira. Misture-as ao creme de modo delicado e passe o conteúdo para uma travessa de vidro.

7. Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que o suflê tenha crescido e dourado. Sirva imediatamente.

Rendimento: 6 porções

Foto: Marina Fontanelli

Uma boa alternativa é trocar o chuchu pela cenoura, o que fica muito bom também. Bom appétit!

Deixe uma resposta